Terapia Assistida por Animais

A resposta é simples: porque aliamos um processo terapêutico científico, a uma ferramenta viva, que imediatamente mexe com os afectos. O principal preditor de sucesso de qualquer processo terapêutico é a relação estabelecida entre o paciente e o terapeuta – quanto maior a confiança e o sentimento de bem-estar em setting terapêutico, maior probabilidade há do paciente não só querer voltar, como de se implicar e empenhar mais seriamente no processo. Assim sendo, torna-se fácil compreender que, se à companhia do terapeuta estiver aliada a companhia de um cão devidamente treinado, dócil e interactivo, que participa nas sessões em certos momentos, haja maiores níveis de motivação, logo, maior empenho, logo, mais rapidez no alcance de objectivos previamente desenhados. As áreas de Intervenção possíveis são várias, sendo que temos tido maior adesão em casos de Transtorno do Espectro Autista, Défice Cognitivo, Hiperactividade, Paralisia Cerebral e Intervenções psicossociais (casos de abusos, exploração infantil e marginalidade). 

Os benefícios da integração de um cão em Terapia são, de acordo com a nossa experiência, incontestáveis, desde que não estejam presentes alguns factores de exclusão: fobia, alergias,
problemas no sistema imunitário. O impacto positivo será notório a nível emocional, físico, e psíquico.

A nossa equipa é composta por profissionais devidamente certificados, experientes na área do comportamento humano e animal. Os objectivos são definidos de acordo com as necessidades do paciente numa avaliação inicial e os resultados vão sendo analisados ao longo da intervenção.

Os nossos animais fazem parte integrante do processo terapêutico e estão treinados especificamente para potencializar ao máximo a interacção do terapeuta com o paciente. O acompanhamento pode ser individual ou em grupo.

Experimente uma terapia inovadora onde a sensibilidade dos nossos terapeutas humanos e caninos poderão ser uma grande ajuda.